Alceir Maia Mendonça

Nasci no dia 20 de novembro do 1933, em Ernesto Machado, pequeno povoado pertencente ao munícipio do São Fidelis, no Estado do Rio do Janeiro, sou filho do Manoel Mendonça Filho, natural de São João da Barra e de Maria Floripes Maia Mendonça, da mesma localidade onde vi a luz da existência.
Vindo com os meus pais residir em Guarulhos (Guarus), na cidade do Campos, com a idade de 4 anos, ainda criança matricularam-me no Colégio da professora Carmem Carneiro situado à rua Santo Antônio do já citado bairro, onde cursei até a segunda série primária, completando mais tarde o primário no Grupo Escolar Benta Pereira, que era situado no antiga Beira-Rio, hoje Avenida Bartolomeu Lizandro do Albernaz, onde funciona(ou) a Fábrica de Malhas "VECEBA".
Já em 5 de fevereiro de 1947, iniciei minhas atividades profissionais na (C.C.N.) Comissão da Central do Macabu, como aprendiz de eletricista, passando a ajudante da função, depois bobinador, mais tarde atingi a qualificação de eletricista, exercendo essa atividade na extinta E.F.E.S/A. - Empresa Fluminense de Energia Elétrica, C.E.L.F. - Centrais Elétricas Fluminenses, e C.B.E.E. - Companhia Brasileira de Energia Elétrica, onde me demiti em 1980, na função acima citada.
Em 20 do dezembro de 1962, casei-me com a professora Jurema Pereira Mendonça, desse consócio vieram ao mundo três filhas: Marta Pereira Mendonça, Cristianne Pereira Mendonça e Lia Jeanne Pereira Mendonça.
Nas minhas lutas cotidianas, dedicava-me aos estudos filosóficos, científicos e religiosos, vindo a ocupar o cargo de presidente do Grupo Espírita Joana D'Arc, no período de 1966 a 1969 e de 1969 e 1972, tendo anteriormente exercido o cargo de Diretor de Assistência Social na mencionada instituição religiosa.
Eu 22 de junho do 1971, fui iniciado na Loja Maçônica Fraternidade Campista nº 011, onde ocupei vários cargos, tendo em 11 do outubro de 1980 ajudado a reerguer as Colunas do Loja Maçônica Fidelidade e Virtude n° 044, da cidade de São João da Barra, em dezembro de 1984 filiando-me à Loja Maçônica Dignidade e Justiça nº 1790, desta cidade de Campos. Em junho de 1985, editei de minha autoria um opúsculo com o título: Loja Maçônica Fraternidade Campista nº 011 (fragmentos), na qual expus a fusão ocorrida entre as três Lojas Maçônicas em 1913, que resultaram a Fraternidade Campista.

Frequento entidades literárias, participando de suas atividades, lendo artigos meus e como obreiro que estuda e pesquisa, prossigo a arte de escrever.

Fonte: Autobiografia cedida pelo autor (adaptada).