Carlos Augusto Souto de Alencar


Nasceu em 16/08/1969 (Nova Iguaçu-RJ).
Poeta, cronista, trovador, contista, haicaísta, professor, geógrafo, historiador e técnico em meteorologia.
Formado em geografia pela Universidade Federal Fluminense em 1992 e pós-graduado em História do Brasil pela Universidade Federal Fluminense em 1996.
Professor do Colégio Estadual Benta Pereira desde 1999 e técnico em meteorologia do Aeroporto Bartolomeu Lisandro desde 1993.
Filho de Carlos Emmanuel Saboia de Alencar (bancário) e Iza Souto Gonçalves (compositora). Mais velho de quatro filhos do casal.
Membro efetivo de Instituições como a Academia Campista de Letras, o Congresso da Sociedade Cultura Latina, a Academia Pedralva Letras e Artes, a Academia Poçoense de Letras e Artes, o Instituto Histórico e Geográfico de Campos dos Goytacazes, a União Brasileira de Trovadores seção Campos dos Goytacazes, o Conselho de Cultura de Campos dos Goytacazes, o Café Literário Antônio Roberto Fernandes, a Academia de Letras do Brasil seção Campos dos Goytacazes e o Centro Cultural Marcelo Sampaio. Membro correspondente da Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores e da Academia de Letras e Artes Paranapuan.

Currículo literário:

Em 1983 classifica-se em quinto lugar no concurso de redação com o tema “O meu bairro” promovido pela Associação de Amigos e Moradores do Cachambi, no Rio de Janeiro.
Sua primeira poesia publicada foi “Certo Dia” no jornal Caminhando do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro – CEFET-RJ em 1986.
No ano de 1991 participa do I Varal de Poesias do Instituto de Geociências da Universidade Federal Fluminense com três poesias: “Querer-te Tanto”, “Face Serena” e “Realidade e Ilusão”.
Em 1992 chega às semifinais do I Encontro de Poesia Falada de Niterói com a poesia “Ingridi”.
No ano de 1993 sua poesia “Algodão” foi publicada no livro “Escritores da UFF – Poesia – Volume 1” publicado pela Universidade Federal Fluminense.
Em 1996 sua poesia “Uma Tarde Tranqüila” foi publicada no livro “Antologia Poética” da Universidade Federal Fluminense, organizado pela poetisa Maria Zilah.
No ano de 2002 sua poesia “O Poeta” foi finalista do Festival de Poesia Falada de Campos dos Goytacazes, promovido pelo Café Literário da Biblioteca Nilo Peçanha, coordenado pelo acadêmico Antônio Roberto Fernandes.
Em 2003 duas de suas poesias, “Príncipe” e “José”, foram finalistas do Festival de Poesia Falada de Campos dos Goytacazes, promovido pelo Café Literário da Biblioteca Nilo Peçanha.
No ano de 2004 sua poesia “Uma Criança” foi a vencedora do I Encontro Poético Jahel Ramalho Pereira promovido pela Academia Pedralva Letras e Artes de Campos dos Goytacazes.
Em 2005 as poesias “Cogumelo”, “Salvação” e “Uma Criança” foram finalistas do I Festival de Poesia Falada de São João da Barra, promovido pelo Centro Cultural Narcisa Amália, sendo que “Uma Criança” foi a segunda colocada.
No ano de 2006 sua poesia “Inspiração” foi publicada no número VI do Jornal Palavrarte da Academia Campista de Letras. No número VII do citado jornal foi publicada a poesia “A Barca de Caronte” e na Revista da Academia Campista de Letras de dezembro de 2006 foi publicada a poesia “Cidade Açucarada”. Recebe uma medalha de menção honrosa por uma trova em âmbito nacional e foi o primeiro colocado com a crônica “A Moçada do Saldanha” no concurso de Trovas, realizado pela UBT seção Campos dos Goytacazes, e Crônicas do Centenário do Clube de Regatas Saldanha da Gama, em Campos dos Goytacazes, recebendo o “Troféu Barquinho”. Tem as poesias “Uma Criança”, “José”, “Antônio” e “A Nau dos Viajantes” publicadas no livro “A Verve dos Poetas e Escritores de Campos/RJ 2006”, coordenado pelo acadêmico Agostinho Rodrigues.
Em 2007 tem as poesias “Agradeço Sinceramente”, “Realidade e Ilusão”, “Res Cogitans Contra Res Extensa”, “Cidade Açucarada”, “Páginas” e “Arco-Íris XIII (Alegria e Paz)” publicadas no livro “A Verve dos Poetas e Escritores de Campos/RJ II 2007”. Também tem poemas publicados nos livros “A Verve III e IV”. Assume a cadeira de número seis da Academia Pedralva Letras e Artes. Recebe a Moção de Honra do Congresso da Sociedade de Cultura Latina pelo seu engajamento em atividades educacionais e culturais no estado do Rio de Janeiro. Vence os I Jogos Florais de São Francisco do Itabapoana na categoria crônicas com o texto “Doce Recheio”. Tem poesias publicadas nas Revistas da Academia Campista de Letras e também um texto científico com o título “O Populismo: Um Conceito Historiográfico”. Sua crônica “Vozes Bailarinas” obtém o quinto lugar no I Concurso Literário da Infraero.
Participa, no ano de 2008, do projeto “Arte com poesia” coordenado pela acadêmica Heloísa Crespo e pelo artista plástico Sílvio Grego, teve poesias publicadas nos livros “A Verve V e VI”. Tem poesias publicadas na Revista da Academia Campista de Letras. Assume o cargo de secretário adjunto da Academia Pedralva Letras e Artes. Elabora a página da Academia Pedralva Letras e Artes e do jornal alternativo “Navegando nas poesias” na rede mundial de computadores, além de elaborar a página da Academia Pedralva Letras e Artes em conhecido sítio enciclopédico. Classifica-se como semifinalista com a poesia “O Sertão e o Mundo” e finalista com a poesia “O Relógio das Almas Vendidas” no X Fest Campos de Poesia Falada.
Em 2009 foi vencedor em âmbito nacional do Concurso de Trovas em Homenagem ao Centenário do Grupo Thoquino realizado pela UBT seção Campos dos Goytacazes. Também foi vencedor do X Concurso Literário de Casimiro de Abreu com o poema “O Relógio das Almas Vendidas”. Este poema recebe menção honrosa no I Concurso Literário da Academia Poçoense de Letras e, neste mesmo concurso, fica em quarto lugar na categoria conto com o texto “O Espelho” garantindo, assim, uma vaga como membro efetivo da Academia Poçoense de Letras e Artes na cadeira cinquenta e sete. Tem poemas publicados na Revista da Academia Campista de Letras e nos livros “A Verve da Saudade I e II” feitos em homenagem a Antônio Roberto Fernandes. Participa do segundo ano do projeto “Arte com poesia”.
No ano de 2010 assume como diretor de patrimônio da Academia Pedralva Letras e Artes. Participa do terceiro ano do projeto “Arte com poesia”. Recebe medalha e diploma como melhor ativista cultural do estado do Rio de Janeiro pela Sociedade de Cultura Latina. Foi finalista do XII Fest Campos de Poesia Falada com a poesia “Presente Contínuo”. O conto “O Espelho” fica em segundo lugar no Concurso Menção Joaquim Cardozo, organizado pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Pernambuco (CREA-PE) e pela União Brasileira de Escritores seção Pernambuco(UBE-PE).
Em 2011 participa das Cirandas Literárias de Carnaval e de Natal organizadas pela acadêmica Heloísa Crespo na Academia Campista de Letras, recebe a Medalha do Mérito Cultural Austregésilo de Atahyde oferecida pela Academia de Letras e Artes Paranapuan por seu trabalho em favor da cultura, recebe a menção honrosa no concurso de trovas dos II Jogos Florais de São Francisco do Itabapoana, participa do VIII Congresso Nacional de Poetas Trovadores em Serra/ES classifica-se em segundo lugar no Concurso Relâmpago de trovas com o tema “Cidade de Serra” e ministra a palestra “A Trova e a Globalização Educacional” cujo resumo é publicado no jornal alternativo “Trovaler”, recebe a medalha de prata no XXII Concurso de Poesia da Academia de Letras e Artes Paranapuan com o poema “O Relógio das Almas Vendidas”, classifica-se em quinto lugar no XIII FestCampos de Poesia Falada com o poema “Ladilala”.
Assume, em 2012, o cargo de secretário titular da Academia Pedralva Letras e Artes e a suplência da vice-presidência da seção Campos dos Goytacazes da União Brasileira de Trovadores. Participa da Ciranda Literária do Dia da Criança organizada pela acadêmica Heloísa Crespo na Academia Campista de Letras. Foi vencedor do concurso de trovas dos Jogos Florais de Campos dos Goytacazes realizado pela UBT. Recebe a medalha e diploma de Intelectual do Ano de 2011 no estado do Rio de Janeiro pelo Congresso da Sociedade Cultura Latina.
No ano de 2013 recebe a medalha e o diploma “hors concours” por suas atividades na área cultural pelo Congresso da Sociedade Cultura Latina no estado do Rio de Janeiro. Lança seu primeiro livro solo de poesias intitulado “Prisma”. Torna-se membro fundador, ocupando a cadeira de número vinte, e participa da Comissão de Estruturação do Instituto Histórico e Geográfico de Campos dos Goytacazes. Participa da Ciranda Literária “Brincadeira de Criança” organizada pela acadêmica Heloísa Crespo na Academia Campista de Letras.
No ano de 2014 participa da antologia poética “Café Literário Poeta Antônio Roberto Fernandes”, da ciranda literária em homenagem a Waldir de Carvalho na Academia Campista de Letras e assume novo mandato como secretário titular da Academia Pedralva Letras e Artes. Seus poemas “Agradeço sinceramente”, “Certo dia”, “Cidade açucarada”, “José”, “Ladilala”, “O poeta”, O relógio das almas vendidas”, “Saudade sertaneja” e “Uma criança” são publicados na coletânea intitulada “O caminho da poesia”, feita pelo Café Literário Antônio Roberto Fernandes. Vence o concurso de trovas dos Jogos Florais de Campos dos Goytacazes no âmbito municipal. É eleito para compor a comissão de História, geografia e ciências afins do Instituto Histórico e Geográfico de Campos dos Goytacazes. Torna-se membro suplente do Conselho Municipal de Cultura do município de Campos dos Goytacazes. Compõe a diretoria do Centro Cultural Marcelo Sampaio como diretor de relações institucionais. Elabora projetos, apresentados pela vereadora Auxiliadora Freitas e aprovados pela Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes, que nomeiam as praças dos Trovadores e poeta Antônio Roberto Fernandes.
Em 2015 é escolhido como um dos sessenta melhores haicaístas do Brasil no concurso realizado pela Editora Litteris, o que lhe garantiu a participação na coletânea “Novos haicais brasileiros”, publicada neste ano. Torna-se vice-presidente de cultura e relações públicas da União Brasileira dos Trovadores seção Campos dos Goytacazes. Seu livro “Prisma” recebe o prêmio de melhor livro de poesia moderna de 2014 pelo Congresso da Sociedade Cultura Latina. Recebe o título de “Personalidade Estadual da Senadoria Cultural do Estado do Rio de Janeiro” pela mesma Instituição. Torna-se Terceiro Suplente da Senadoria do estado do Rio de Janeiro no Congresso da Sociedade Cultura Latina. Vence o concurso de trovas dos Jogos Florais de Campos dos Goytacazes no âmbito municipal. Vence os Jogos Florais de Cambuci, realizado pela UBT daquela cidade, no âmbito nacional. Recebe o título de Cidadão Campista outorgado pela Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes por unanimidade dos vereadores. Ganha a medalha capitão Manoel Teodoro de Almeida Baptista dado pela Associação dos Ex-combatentes do Brasil. Recebe diploma de honra ao mérito do 28º. Aniversário do Jornal Alternativo “Navegando nas Poesias”. Participa da Ciranda Literária do Dia da Criança organizada pela acadêmica Heloísa Crespo na Academia Campista de Letras. A apresentação do livro “Prisma” serve de inspiração para o espetáculo de balé “Prisma-um raio de sentimentos refletido em cores”, da Academia Flexus.
Em 2016 vence o concurso de trovas dos Jogos Florais de Campos dos Goytacazes no âmbito municipal. Como membro representante da Academia Pedralva Letras e Artes no Conselho Municipal de Cultura (CONCULTURA) indica os Jogos Florais de Campos dos Goytacazes e o Café Literário Antônio Roberto Fernandes para receberem o reconhecimento como patrimônios culturais imateriais do município de Campos dos Goytacazes, o que foi aprovado pela unanimidade dos membros do citado conselho. É escolhido para fazer parte do Cineclube Goitacá composto por críticos e apreciadores de cinema. Propõe, no CONCULTURA, os nomes de José Salles e Antônio Roberto Kapi para receberem o prêmio Alberto Lamego, o que é aprovado por unanimidade. É reconduzido para a suplência do CONCULTURA. É eleito para a nova diretoria do Instituto Histórico e Geográfico de Campos dos Goytacazes mantendo o cargo de membro da comissão de História, geografia e ciências afins. Idealiza e participa da mesa de debates intitulada “Existe inspiração? Uma análise sobre o trabalho do fazer poético”, que teve como participantes os acadêmicos Ronaldo Junior e Herbson Freitas, durante a Bienal do Livro de Campos dos Goytacazes e durante o Bazar da Villa Maria. Participa do projeto “Shakespeare remix” do jornal “O globo” como um dos editores e curadores das falas, sob direção de Gabriela Allegro. Idealiza e participa da mostra poética “Poesia: à procura de sentido”, junto com os poetas Joel Mello e Ronaldo Junior, realizada no Museu Histórico de Campos dos Goytacazes e no Liceu de Humanidades de Campos dos Goytacazes. Tem uma trova premiada, em âmbito nacional, nos II Jogos Florais de São Gonçalo. Participa do júri do I FALEM da secretaria de educação do município de Campos dos Goytacazes.
No ano de 2017 foi um dos vencedores do concurso de trovas dos Jogos Florais de Cantagalo no âmbito estadual. Tornou-se um dos conselheiros da diretoria da UBT seção Campos dos Goytacazes. Elabora, junto com os poetas Joel Mello e Ronaldo Junior, o “Manifesto pela poesia sensorial” que é publicado no jornal Palavrarte da Academia Campista de Letras, junto com poemas da exposição “Poesia: à procura de sentido”. Foi segundo colocado no âmbito municipal nos Jogos Florais de Campos dos Goytacazes. Fica em quarto lugar na categoria poesia, com o poema “O Sol de cada dia”, quarto lugar na categoria haicai e sétimo lugar na categoria trova, todos em âmbito internacional, no Concurso do Clube dos Trovadores Capixabas realizado em Castelo (ES). No mesmo evento em Castelo (ES) recebe a Comenda Castro Alves de Literatura do Clube dos Trovadores Capixabas. É homenageado no Café Literário do Colégio Estadual Constantino Fernandes junto com autores como José Cândido de Carvalho, Amaro Prata Tavares, Sylvia Paes, Carmem Eugênia, Isabel Assad, Aristides Soffiatti, Ângela Sarmet e Cristiano Puhlar. Recebe a Comenda Castro Alves do Clube dos Trovadores Capixabas (ES). Torna-se Segundo Suplente da Senadoria do estado do Rio de Janeiro no Congresso da Sociedade Cultura Latina. Seu artigo intitulado “André Martins da Palma” é publicado no Boletim do Instituto Histórico e Geográfico de Campos dos Goytacazes. Fica em segundo lugar nos Jogos Florais de Campos dos Goytacazes. Recebe homenagem no Café Literário da Comunidade de Goytacazes organizado pelo acadêmico Geraldo Linhares. Organiza, junto com Ronaldo Junior, o projeto “Leitura com cultura” que entrevista literatos de Campos dos Goytacazes com trabalhos relevantes. É eleito, por unanimidade, presidente da Academia Pedralva Letras e Artes.
No ano de 2018 torna-se membro fundador correspondente, ocupando a cadeira de número um, da Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores (ES). É empossado como presidente da Academia Pedralva Letras e Artes para o biênio 2018/2019. Torna-se acadêmico correspondente da Academia de Letras e Artes Paranapuan (RJ) ocupando a cadeira de número três. Continua organizando, junto com Ronaldo Junior, o projeto “Leitura com cultura”. É eleito acadêmico da Academia Campista de Letras ocupando a cadeira de número trinta e oito e torna-se membro fundador da Academia de Letras do Brasil seção Campos dos Goytacazes ocupando a cadeira de número treze. Participa do livro de trovas “A arte do dizer – Campos e seus trovadores contemporâneos”, lançado pela União Brasileira de Trovadores seção Campos dos Goytacazes. Recebeu o troféu de reconhecimento de letras e artes do Congresso da Sociedade Cultura Latina.

Currículo científico:
Tem trabalhos científicos apresentados em congressos de geografia em Niterói, Salvador e Belém, publicados pela Universidade Federal Fluminense, pela Associação dos Geógrafos Brasileiros e pela revista da Academia Campista de Letras. Entre eles destacam-se:
“Processos Erosivos Atuantes na Área da Praia Vermelha”, em co-autoria com as geógrafas Edilene Ramos e Malva Mancuso, publicado pela Associação dos Geógrafos Brasileiros nos Anais do Congresso Brasileiro de Geografia de 1990.
“O Transporte Rodoviário Coletivo no Subcentro Comercial da Tijuca”, em co-autoria com a geógrafa Cátia Valéria Fernandes da Silva publicado pela Universidade Federal Fluminense nos Anais do Encontro do Instituto de Geociências de 1992.
“Populismo: Um Conceito Historiográfico”, sob orientação do historiador Paulo Knauss, tese de pós-graduação apresentada na Universidade Federal Fluminense em 1996. Publicada na Revista da Academia Campista de Letras em 2007.
No ano de 2018 torna-se membro fundador correspondente, ocupando a cadeira de número um, da Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores (ES). É empossado como presidente da Academia Pedralva Letras e Artes para o biênio 2018/2019. Torna-se acadêmico correspondente da Academia de Letras e Artes Paranapuan (RJ) ocupando a cadeira de número três. Continua organizando, junto com Ronaldo Junior, o projeto “Leitura com cultura”. É eleito acadêmico da Academia Campista de Letras ocupando a cadeira de número trinta e oito e torna-se membro fundador da Academia de Letras do Brasil seção Campos dos Goytacazes ocupando a cadeira de número treze. Participa do livro de trovas “A arte do dizer – Campos e seus trovadores contemporâneos”, lançado pela União Brasileira de Trovadores seção Campos dos Goytacazes. É eleito segundo secretário do Instituto Histórico e Geográfico de Campos dos Goytacazes. Recebeu o troféu de reconhecimento de letras e artes e recebe o diploma de congratulação do Congresso da Sociedade Cultura Latina. Recebe o título honorífico de causas imortais e o título de Doutor em Filosofia Univérsica e Filósofo Imortal “Honoris Causa” da Academia de Letras do Brasil seção Campos dos Goytacazes. Participa e é homenageado como professor do ano da Ciranda Literária do Dia da Criança organizada pela acadêmica Heloísa Crespo na Academia Campista de Letras. A mostra poética “Poesia: à procura de sentido” chega a sua terceira edição na Bienal do Livro de Campos dos Goytacazes acompanhada de uma mesa de exposição sobre a referida mostra junto com os poetas Ronaldo Junior e Joel Ferreira Mello.
No ano de 2019 torna-se o Senador da Cultura pelo estado do Rio de Janeiro no Congresso da Sociedade Cultura Latina. Recebe o troféu de “Incentivador da Cultura Nacional” pelo Congresso da Sociedade Cultura Latina. Recebe o diploma de “Personalidade de Honra ao Mérito” por Excelência Cultural de 2019 outorgado pela Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores. Tem o conto “Cor”, o poema “O rio do olhar” e as crônicas “A moçada do Saldanha” e “Apenas para ver as pessoas” publicados no jornal Folha da Manhã de Campos dos Goytacazes. Preside o XVI Evento de Melhores do Ano da Senadoria do estado do Rio de Janeiro no Congresso da Sociedade Cultura Latina, em Itaperuna. Recebe diploma de honra do mérito e participação da ZMF Editora e Promoções Culturais. Recebe o certificado de participação no Recital de Poesias do XVI Aniversário da Associação Internacional de Poetas Liceo Poetico Benidorm, da Espanha. Torna-se acadêmico correspondente da Academia Itaperunense de Letras. Recebe, pela segunda vez, a Medalha do Mérito Cultural Austregésilo de Atahyde oferecida pela Academia de Letras e Artes Paranapuan por seu trabalho, desta vez, em favor das letras e das artes. Recebe a Comenda Antônia Leitão da Academia de Letras do Brasil – seção Campos dos Goytacazes (RJ). Apresenta, junto com o poeta Ronaldo Junior, a mesa de debates “Poesia e identidade: da antropofagia a antropomidiofagia” na Feira Literária de Santa Maria Madalena (RJ). Tem publicados os poemas “Mondrian em amarelinha campista”, ”Verdade vertigem”, “Círculo vicioso” e “O relógio das almas vendidas” publicados no Jornal Folha da Manhã de Campos dos Goytacazes. Também são publicadas dez trovas de sua autoria no referido jornal. Faz parte da comissão julgadora do XXIX Concurso Nacional de Contos José Cândido de Carvalho organizado pela prefeitura de Campos dos Goytacazes. Faz parte da programação do Terceiro Festival Doces Palavras de Campos dos Goytacazes na mesa redonda “O curso de letras do UNIFLU e a História da Academia Campista de Letras e da Academia Pedralva Letras e Artes” junto com Ronaldo Junior e mediação de Gisele Leal, na oficina de conto da Academia Pedralva Letras e Artes junto com Ronaldo Junior e na mesa de debate “Poesia e identidade: da antropofagia à antropomidiofagia” com Ronaldo Junior e mediação de Carol Poesia. É reeleito, por unanimidade, presidente da Academia Pedralva Letras e Artes para o biênio 2020/2021. Elabora projetos, apresentados pela vereadora Joilza Rangel e aprovados pela Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes que criam o dia da Literatura Campista, o dia da Poesia Campista e a Semana Campista de Letras. É eleito diretor de patrimônio da Academia Campista de Letras para o biênio 2020/2021. Participa da Ciranda Literária do Dia da Criança organizada pela acadêmica Heloísa Crespo na Academia Campista de Letras com o poema “Uma criança”.

Currículo científico:
Tem trabalhos científicos apresentados em congressos de geografia em Niterói, Salvador e Belém, publicados pela Universidade Federal Fluminense, pela Associação dos Geógrafos Brasileiros, pela revista da Academia Campista de Letras e pela revista do Instituto Histórico e Geográfico de Campos dos Goytacazes. Entre eles destacam-se:
“Processos Erosivos Atuantes na Área da Praia Vermelha”, em co-autoria com as geógrafas Edilene Ramos e Malva Mancuso, publicado pela Associação dos Geógrafos Brasileiros nos Anais do Congresso Brasileiro de Geografia de 1990.
“O Transporte Rodoviário Coletivo no Subcentro Comercial da Tijuca”, em co-autoria com a geógrafa Cátia Valéria Fernandes da Silva publicado pela Universidade Federal Fluminense nos Anais do Encontro do Instituto de Geociências de 1992.
“Populismo: Um Conceito Historiográfico”, sob orientação do historiador Paulo Knauss, tese de pós-graduação apresentada na Universidade Federal Fluminense em 1996. Publicada na Revista da Academia Campista de Letras em 2007.
“André Martins da Palma”, publicado pela revista do Instituto Histórico e Geográfico de Campos dos Goytacazes em 2018.
Várias vezes foi entrevistado em jornais e telejornais das redes Globo e Record, além de jornais impressos como Folha da Manhã, O Diário e Monitor Campista para tratar de assuntos referentes a meteorologia e geografia. É debatedor fixo do programa Folha 1 apresentado pelo jornalista Antônio Filho.