Floriana Eloy Ribeiro

        Nasceu em Campos em 1 de dezembro de 1900 e faleceu em 7 de junho de 1974. Filha de José Francisco Ribeiro e Cecília Carneiro da Cruz.
        Estudou no Grupo Escolar 15 de Novembro, cuja direção se achava a cargo das professoras Cora e Dinorah Alvarenga. Posteriormente ingressou na Escola Normal, atual Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert (ISEPAM), depois de prestar exame de admissão, pois a sua idade de 10 anos não permitia, naquela época, seu ingresso naquele estabelecimento de ensino, sem o comprovante de 15 anos nos documentos exigidos por lei.
        Após quatro anos, tendo como professores figuras ilustres tais como: Viveiros de Vasconcelos, Baltazar Carneiro, Paulo Barroso e Manoel Manhães,  obteve o diploma.
        Ainda como estudante, colaborou em diversos jornais campistas e mais tarde fundou com Thecília Cruz a “Folha Feminina”, que circulou ininterruptamente durante dois anos.
        Escreveu para diversos jornais e revistas de Campos, da capital e de outros estados. Entre eles estão o jornal “A Notícia”, “A Semana” e a revista “Rindo”.
        Fundou o Externato Floriano Peixoto, onde manteve cursos diurno e noturno.
        Lecionou Matemática no Ginásio Nossa Senhora do Socorro.