Herbson da Rocha Freitas


Herbson Freitas nasceu em Campos dos Goytacazes/RJ no dia 09 de novembro de 1937.
        Formado em Contabilidade, radialista, relações públicas e jornalista profissional, publicitário, funcionário público municipal aposentado (Fiscal de Rendas), diretor das revistas “Almanaque de Campos", “Revista do Carnaval & Verão", “Revista da Exposição Agropecuária" e “Revista de Campos".
        Ex-presidente da Academia Pedralva Letras e Artes, ex-presidente da Associação de Imprensa Campista AIC (sete mandatos), ex-presidente da Academia Campista de Letras ACL (dois mandatos), ex-presidente e ex-assessor cultural do Instituto Histórico de Campos dos Goytacazes, ex-presidente do Clube dos 50 (clube maçônico), ex-presidente da Confraria do Calçadão, ex-diretor de finanças e administração do Sindicato dos Profissionais Servidores Públicos Municipais de Campos dos Goytacazes SIPROSER Membro da Loja Maçônica Atalaia do Sul. Duas Ordens do Mérito, concedidas pela Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes, um dos fundadores da ARTA e do Lions Clube de Campos Tamandaré.
        Autor de quatro peças teatrais: “Perigo de Vida!" (Revista teatral em 2 atos, 20 quadros e atrações, integrante do acervo da extinta Cia. Teatral Zaquia Jorge Madureira-RJ), “Frederico, o Revoltado" (Monólogo encenado pelo autor, no Clube de Regatas Saldanha da Gama Campos-Rl), “Sede de Amar" (Comédia inédita em 2 atos) e "A Coisa" (Comédia em 1 ato).
        Autor de trabalhos de pesquisa para a Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes, sendo duas monografias: “Saldanha da Gama, o nosso Almirante” e “Plano Municipal de Turismo".
        Livros: seis publicações. Pertence também à Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG), à Academia Brasileira de Jornalismo, ao Instituto Campista de Literatura, à União Brasileira de Escritores, à União Brasileira dos Trovadores Seção de Campos, à Ordem dos Jornalistas do Brasil, ao Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão de Campos dos Goytacazes (fundador), ao Conselho Regional de Relações Públicas e à Associação Brasileira de Relações Públicas (licenciado de ambas as entidades).
        É ex-conselheiro da Fundação Benedito Pereira Nunes e ex-integrante de vários Conselhos Municipais. Ex-diretor da Federação Nacional dos Radialistas, ex-delegado do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro e ex-vice-presidente estadual da Federação Nacional das Associações de Imprensa FENAI.
        Trabalhou em quase todas as emissoras e jornais de Campos/RJ, tendo ficado mais tempo na Rádio Jornal Fluminense e Rádio Cultura de Campos, onde comandou dois programas de auditório na década de 60, e com ligeira passagem pela televisão. No Rio de Janeiro, foi repórter da "Última Hora" fluminense e correspondente da “Manchete Fluminense".
        Em dezembro de 2017, foi eleito presidente da Academia Campista de Letras para o biênio 2018-2019.