Paulo Muylaert Tinoco

        Nasceu em Campos em 20 de julho de 1909 . Filho de João Batista Seixas Tinoco e Eulina Muylaert Tinoco.
        Fez seus primeiros estudos no Pensionato Silva Tavares. Em 1921, estudou no Colégio Batista Fluminense. Em 1923, prestou exames para o Liceu de Humanidades de Campos, obtendo o primeiro lugar.
        Em 17 de junho de 1921, já havia sido nomeado mensageiro da Estação Meteorológica de Campos, o que lhe permitiu custar seus estudos secundários. Após terminar o Liceu, matriculou-se no Instituto Comercial de Campos, vindo a se formar em Contabilidade.
        Praticou, até 1941, muitos esportes, especialmente o futebol e o basquete pelos quais foi campeão campista, defendendo o Americano e o Aliança. No ciclismo conseguiu ganhar algumas competições no Rio de Janeiro, Juiz de Fora (MG), São Paulo e Vitória (ES).
        Em 1941, deu início a sua veia literária, tendo o poeta Antônio Silva por seu orientador. Ganhou diversos prêmios literários por seus trabalhos. Foi membro da Academia Campista de Letras, da Academia Pedralva Letras e Artes e da Academia Eldoradense de Letras (Eldorado – SP).
        Em 1975, prestou concurso para a carreira de Meteorologista, passando em segundo lugar no Brasil. Recebeu ‘Medalha de Condecoração’, em Brasília, pelo governo federal e ‘Ordem ao Mérito Benta Pereira’ pela Prefeitura e Câmara Municipal de Campos, pelos serviços prestados a comunidade campista durante sua vida funcional. É antigo colaborador de revistas e jornais.  Obteve o título de campeão brasileiro de charadas.